Site da USP
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Universidade de São Paulo

Agências de Fomento

CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

A CAPES tem o objetivo principal de subsidiar o MEC na formulação das políticas de pós-graduação, coordenando e estimulando – mediante a concessão de bolsas de estudos, auxílios e outros mecanismos – a formação de recursos humanos altamente qualificados para a docência em grau superior, a pesquisa e o atendimento da demanda profissional dos setores públicos e privados.

A CAPES mantém um sistema de avaliação de cursos de pós-graduação reconhecido e utilizado por outras instituições nacionais.

Site: www.capes.gov.br

CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Agência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), tem como principais atribuições fomentar a pesquisa científica e tecnológica e incentivar a formação de pesquisadores brasileiros.

Site: cnpq.br

FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

Uma das principais agências de fomento à pesquisa científica e tecnológica do país. Com autonomia garantida por lei, a FAPESP está ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. A FAPESP apoia a pesquisa científica e tecnológica por meio de Bolsas e Auxílios a Pesquisa que contemplam todas as áreas do conhecimento: Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciência Humanas, Linguística, Letras e Artes.

Site: www.fapesp.br