Site da USP
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Universidade de São Paulo

Internacionalização

Entre as atividades realizadas pelo PPGEP, no âmbito da internacionalização, estão: participação de docentes em eventos, bancas examinadoras e estágios em universidades estrangeiras; recepção de professores visitantes; envio de alunos para estágios de doutoramento no exterior (doutorado sanduíche); organização de eventos internacionais; participação em comitês científicos, em comitês editoriais e como referees de revistas e congressos internacionais; entre outras.

Intercâmbios

Em 2015, três alunos do PPGEP realizaram  parte de seu programa de doutoramento em instituição estrangeira. O Regulamento do PPGEP, aprovado em setembro de 2014, passou a possibilitar, mediante autorização da Comissão Coordenadora do Programa, que a tese/dissertação seja apresentada em outro formato, composto de artigos (publicados ou em elaboração) redigidos todos na mesma língua (língua inglesa ou portuguesa).

Relacionamento com pesquisadores estrangeiros

Há vários docentes que possuem relacionamento com pesquisadores de relevantes instituições internacionais (principalmente da Europa). Tais relacionamentos devem ser o ponto de partida para a formalização de novos convênios envolvendo atividades de pesquisa e de pós-graduação e o fomento à produção de artigos científicos em co-autoria com pesquisadores destas instituições estrangeiras. Entre projetos atuais, podemos citar: “Rising powers, labour standards and the governance of global production networks”, coordenado pelo Prof. Afonso Fleury, e “Gestão de incerteza em inovação radical”, coordenado pelo prof. Mario Salerno, além do CISLOG (Centro de Inovação em Sistema Logísticos), coordenado pelo Prof. Hugo Yoshizaki.

Eventos

O Programa recebeu vários professores visitantes em 2015, que proferiram diversas palestras, e organizou alguns eventos internacionais. Além disso, um grande número de docentes do programa participa, com apresentação de trabalhos, de eventos internacionais tradicionais da Engenharia de Produção, tais como: EUROMA, INFORMS, POMS, ODAM GERPISA, ICPR, entre outros.

MAIS INFORMAÇÕES:

Relações Internacionais – Escola Politécnica da USP (CRInt-Poli)
Site: clique aqui

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (AUCANI)
Site: clique aqui