Site da USP
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Universidade de São Paulo

Matrícula como aluno especial

Todos os alunos ingressam no programa como aluno especial.

A passagem da condição de aluno especial para a de aluno regular ocorrerá apenas nas seguintes situações:

a) Se o candidato for aprovado no processo seletivo e obtiver bolsa de Mestrado ou de Doutorado de órgão de fomento (FAPESP, CNPq, CAPES). Neste caso, há necessidade da concordância e da manifestação formal por escrito do respectivo orientador.
b) Por solicitação do orientador à CCP-PPGEP em caráter excepcional, com justificativa por escrito, caso essa solicitação ocorra antes da aprovação em disciplinas como aluno especial ou de eventual obtenção de uma bolsa. Nesse caso a CCP-PPGEP deliberará sobre a aprovação ou não do pedido.
c) Conclusão dos créditos suficientes para qualificar. Neste caso, há também necessidade da concordância e da manifestação formal por escrito do respectivo orientador.

Alunos especiais também são aqueles matriculados apenas em disciplinas isoladas. A matrícula como aluno especial pode ser realizada somente nas datas de “Matrícula dos alunos regulares novos e alunos especiais (fora da internet)”, conforme Calendário Escolar Pós-graduação EPUSP. Neste caso, o interessado em cursar disciplinas como aluno especial deve entrar em contato com o docente responsável pela disciplina para pedir autorização para cursá-la.

Entregar na secretaria do PPGEP-EPUSP:

Requerimento de matrícula com assinatura do docente responsável ou com uma carta de autorização.

– Caso seja a primeira matrícula como especial, são necessários:

a) Cópia de documentos: carteira de identidade; CPF; quitação com serviço militar; título de eleitor. Se estrangeiro: cópia do passaporte válido com visto temporário ou permanente.
b) Cópia do diploma de graduação ou certificado de conclusão do curso de graduação.
c) Cópia do histórico escolar de graduação.
d) Cópia do histórico escolar de pós-graduação.
e) Currículo, preferencialmente no formato Lattes-CNPq.
f) Carta do orientador manifestando interesse.

O pedido será analisado pela CCP-PPGEP.