Mudança de mestrado para doutorado direto

O aluno regular de mestrado pode solicitar, com anuência do orientador, a mudança para o curso de doutorado direto até 18 (dezoito) meses do ingresso do aluno no curso de Mestrado (início da contagem do prazo do curso). A CCP-PPGEP pode autorizar a transferência do Mestrado para o Doutorado antes que tenham sido completados os estudos daquele nível, com aproveitamento dos créditos já obtidos, observadas as seguintes condições:

1. aprovação, pela CCP-PPGEP, de relatório científico circunstanciado do aluno, que demonstre a excelência na pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa;
2. aprovação do projeto de pesquisa de tese pela CCP-PPGEP, ouvidos os representantes do grupo de pesquisa ou parecerista ad hoc por ela indicado;
3. carta do orientador contendo avaliação crítica da maturidade, demonstrando o desempenho de seu orientado em termos de produção bibliográfica no período em que o aluno estiver no Programa;
4. comprovação de proficiência em língua estrangeira em nível de Doutorado conforme publicado em Edital vigente do Processo Seletivo;
5. satisfeitas as quatro condições acima, a proposta de passagem para Doutorado Direto será avaliada durante o Exame de Qualificação de Mestrado, cuja Comissão Examinadora, neste caso, deverá ser composta pelo orientador e por dois outros membros com título de doutor que deverão ser externos ao Programa.

A Comissão Examinadora deverá levar em conta nessa avaliação a possibilidade de que o candidato venha a cumprir os requisitos de submissões para Exame de Qualificação de Doutorado, conforme apresentado no Regulamento do Programa.