25/09/2010

Palestra 06/10 – Prof. Holger Schiele (Unversidade de Twente, Holanda)

No dia 06/10, das 14h às 16h, ocorrerá no Departamento de Engenharia de Produção da Poli-USP a palestra Preferred customer: collaborative innovations originate from the interaction between buyers and their suppliersministrada pelo Prof. Holger Schiele (Unversity of Twente). O evento será realizado na Sala FG-232, 2º andar (Endereço: Av. Prof. Almeida Prado, 128, Cidade Universitária).

O Prof. Holger Schiele é pesquisador da University of Twente  na área de Gestão Estratégica de Suprimentos, autor de vários artigos sobre o tema e coordenador do “University of Twente Initiative for Purchasing Studies (UTIPS)”. Sua linha de pesquisa é o conceito de “satisfação do fornecedor” como fator crítico para incrementar as inovações colaborativas originadas na interação entre compradores e fornecedores, além de obter um atendimento privilegiado no fornecimento e manter parcerias estratégicas. Também atua nos temas de dimensão geográfica de suprimentos e seus efeitos sobre a colaboração para a inovação, e operacionalização do conhecimento em clusters para gestão estratégica.

O Prof. Schiele analisa oferecer aos alunos de pós-graduação, com pesquisas sobre temas relacionados à Supply Chain e Inovação, a possibilidade de  complementarem seus projetos de pesquisa por meio de intercâmbio com a University of Twente.

A palestra vai abordar também alguns aspectos relevantes de metodologia de pesquisa utilizada nos artigos publicados pelo grupo de estudos em Suprimentos da Universidade de Twente. É sugerida a leitura de dois artigos disponibilizados pelo palestrante:

Vos, F., Schiele, H. and Hüttinger, L. (2016). Supplier satisfaction: Explanation and out-of-sample prediction. Journal of Business Research, 69(10), pp.4613-4623.

Hüttinger, L., Schiele, H. and Schröer, D. (2014). Exploring the antecedents of preferential customer treatment by suppliers: a mixed methods approach. Supply Chain Management: An International Journal, 19(5/6), pp.697-721.