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Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Universidade de São Paulo

Qualidade e Engenharia do Produto

O objetivo do grupo Qualidade e Engenharia de Produto (QEP) na Pós Graduação é a proposição e condução de projetos de pesquisa no nível de doutorado, mestrado e de iniciação científica envolvendo alunos da pós-graduação e da graduação a partir de três linhas de pesquisa centrais:

Engenharia da Qualidade

Nesta linha estão concentrados os métodos estatísticos aplicados ao controle da qualidade, confiabilidade e projeto do produto. Uma característica dos projetos relacionados à primeira linha de pesquisa é a utilização intensiva de métodos estatísticos na resolução de problemas aplicados ao controle da qualidade, à confiabilidade e ao projeto do produto.

Projeto e Produto

Investigam-se nesta linha os aspectos estratégicos, os métodos e as práticas de gestão de projeto/empreendimentos e de desenvolvimento de novos produtos e serviços. Os projetos relacionados à segunda linha caracterizam-se pela investigação de questões-chave que emergem em desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços, métodos e técnicas de gestão de projetos, e aspectos estratégicos de organizações orientados a projetos e à inovação.

Sistemas de Gestão da Qualidade

Consideram-se nesta linha os sistemas normatizados (por exemplo, conforme a ISO) e da Qualidade como a Gestão da Qualidade Total (TQM), Gerenciamento por Processos, Seis Sigma, entre outros. A terceira linha abrange a Gestão da Qualidade tanto no que concerne às atividades de melhoria de processos e implantação de sistemas normatizados (por exemplo: ambiental, responsabilidade social e hospitalar), bem como pela adoção de modelos organizacionais como a Gestão da Qualidade Total e programas Seis Sigma.

Temas e questões de pesquisa que o QEP propõe para novos projetos:

Engenharia da Qualidade

  • Confiabilidade metrológica aplicada em laboratórios e processos de medição;
  • Controle de processo on-line (Taguchi) por atributos e variáveis;
  • Erros de classificação;
  • Ferramentas estatísticas para medir satisfação e identificar necessidades de clientes;
  • Gráficos de controle (multivariado, autocorrelacionado, multi-canal, etc);
  • Índices de capacidade;
  • Métodos para determinar prazo de prateleira (shelf-life);
  • Modelos de estatísticos para dados de confiabilidade, manutenção;
  • Validação estatística de processo.

Projeto e Produto

  • Desenvolvimentos de novos serviços e “servitization”;
  • Ferramentas e técnicas de gestão de projetos;
  • Gestão de portfólio de projetos e análise de stakeholders;
  • Implementação de escritórios de gestão de projetos e gestão do conhecimento em projetos;
  • Implementação do Desdobramento da função Qualidade (QFD);
  • Implicações do projeto modular nos sistemas de produção e organizacionais;
  • Inovação com participação de clientes;
  • Modelos de maturidade e competência em gestão de projetos.
  • Projeto para Seis Sigma (DFSS) e projeto para a sustentabilidade;
  • Técnica de desenvolvimento de produtos voltados para inovação;
  • Teoria de solução de problemas inventivos (TRIZ).

Sistemas da Qualidade

  • Dinâmica de Sistemas aplicada ao Seis Sigma e à sustentabilidade;
  • Gerenciamento por Processos;
  • Gestão ambiental e sustentabilidade;
  • Lean Seis Sigma.
  • Seis Sigma aplicado no setor de serviços e saúde.