Description
Professor Eduardo Zancul é o coordenador do novo centro de pesquisa sobre 5G e IA generativa
Fonte: Agência Fapesp
O professor Eduardo Zancul, docente do Departamento de Engenharia de Produção da Poli-USP, assume a coordenação do novo Centro de Pesquisa Aplicada (CPA), parceria entre a USP, FAPESP e a Claro, com foco no desenvolvimento de soluções envolvendo tecnologias emergentes relacionadas a 5G e inteligência artificial (IA) generativa.
Segundo Zancul “O centro em parceria com a Claro cria oportunidades significativas para a pesquisa e o desenvolvimento de aplicações inovadoras em sistemas inteligentes, integrando técnicas de IA generativa em redes avançadas sem fio. Com a parceria, Claro e USP, com apoio da FAPESP, dão um passo importante na integração entre academia e empresa no Brasil, visando a geração de novas soluções para a sociedade”.
A iniciativa deverá receber, entre investimentos das três partes, o aporte de mais de R$ 40 milhões, distribuídos ao longo de cinco anos, contemplando mais de 40 projetos de pesquisa em temas como redes, smart cities, indústria 4.0 e agrotech, envolvendo a participação de mais de cem pesquisadores.
Saiba mais em: Agência Fapesp
Fique por dentro do PPGEP-USP
