Description

“Em cerimônia realizada no dia 12 de junho, a Universidade de São Paulo – USP, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Shell Brasil realizaram o lançamento do novo Centro de Inovação em Tecnologia Offshore (OTIC, Offshore Technology Innovation Centre). Com investimento total de R$ 163 milhões ao longo de 5 anos – em recursos financeiros e não financeiros – o Centro terá como missão contribuir para o futuro da indústria offshore, com a geração de conhecimentos para viabilizar a exploração sustentável e eficiente de recursos do oceano, num contexto de transição energética e transformação digital no mundo.

Com mais de 250 pesquisadores envolvidos, o OTIC inicia com um portfólio de 24 projetos de pesquisa e desenvolvimento financiados pela Shell Brasil e pela Fapesp. A Shell Brasil investirá aproximadamente R$ 49 milhões por meio da cláusula em PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).”

As professoras do PPGEP, Celma de Oliveira Ribeiro e Marly Monteiro de Carvalho, coordenam os projetos de pesquisa “A Carbon Credit Assessment Framework for energy transition on offshore production” e “Circular decommissioning strategies for current and future FPSO”, respectivamente.

Para mais informações sobre o Centro, acesse: https://www.poli.usp.br/noticias/destaque-home/107825-usp-ipt-shell-brasil-e-fapesp-criam-centro-de-pesquisa-voltado-para-estudar-o-futuro-da-industria-offshore.html

en_USEnglish