Site da USP
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Universidade de São Paulo

Exame de qualificação

INSCRIÇÃO PARA EXAME DE QUALIFICAÇÃO 

Alunos regulares devem fazer a inscrição para o exame de qualificação, com anuência do orientador dentro do prazo estabelecido, por meio de preenchimento de formulário específico:

– Mestrado – até 18 meses do início e ter obtido no mínimo 32 créditos.
– Doutorado – até 28 meses do início e ter obtido no mínimo 24 créditos.
– Doutorado direto – até 34 meses do início e ter obtido no mínimo 56 créditos.

Verifique na Ficha do Aluno do Sistema Janus sua data limite para inscrição. Verifique qual a data de fechamento de pauta da reunião da CCP-PPGEP anterior à sua data limite, pois a inscrição é avaliada em reunião.
A realização do exame de qualificação deve ocorrer até 60 dias a contar da data de inscrição.

Entregar na secretaria do PPGEP-EPUSP:
– Formulário de inscrição para Exame de Qualificação.

Membros da banca devem estar cadastrados no Sistema USP. Caso necessário, preencher o Cadastro de professor (português ou inglês) e enviar DOC para ppgep@usp.br.


REALIZAÇÃO DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO 

A realização do exame de qualificação deve ocorrer até 60 dias a contar da data de inscrição. Após inscrição, verifique na Ficha do Aluno do Sistema Janus a data limite para realização do exame.
O exame de qualificação consiste na apresentação oral pública, de 20 a 30 minutos, perante a Comissão examinadora, de forma fundamentada e crítica, da pesquisa referente à dissertação de Mestrado ou tese de Doutorado do candidato.

Após a apresentação oral, haverá arguição pelos membros da Comissão examinadora, pelo tempo máximo de 3 horas. Ao término, a Comissão examinadora deve registrar em ata suas recomendações, aprovando ou não o candidato.

Para o agendamento do exame, o orientador deve entrar em contato com os membros da Comissão examinadora que foram indicados pela CCP-PPGEP, e encaminhar eletronicamente ou em papel o texto de qualificação.

O aluno deve solicitar a reserva de sala na secretaria do PPGEP-EPUSP.

O aluno que for reprovado no exame de qualificação poderá se inscrever para repeti-lo apenas uma vez, devendo realizar a inscrição para realizar o novo exame no máximo 60 (sessenta) dias após a realização do primeiro exame. O segundo exame deverá ser realizado no prazo de 60 (sessenta) dias após a inscrição.