Institucional

Sobre o PPGEP

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade de São Paulo, o PPGEP – EPUSP, teve início em 1971. Sendo um dos pioneiros no país, o programa está há mais de 50 anos atuando na formação de pesquisadores, docentes e profissionais que atuam nos mais diversos setores da economia brasileira.

 

Somos um programa que une tradição e inovação à Engenharia de Produção.

Nossa missão é contribuir para o desenvolvimento do Brasil, gerando conhecimento de ponta e formando pessoas preparadas para enfrentar grandes desafios do país.

 

Desde a sua criação, o PPGEP se caracteriza por uma visão plural e multidisciplinar, que integra diferentes áreas de conhecimento relacionadas à Engenharia de Produção. Essa diversidade permite que o Programa dialogue de forma ampla tanto com outras áreas da Engenharia quanto com campos como matemática, economia, sociologia e ciências sociais aplicadas.

Nosso corpo docente é um reflexo dessa riqueza: formado por engenheiros de várias habilitações, economistas e pesquisadores das ciências básicas e sociais, todos engajados em redes nacionais e internacionais de pesquisa. Essa composição fortalece a capacidade de desenvolver projetos interdisciplinares, necessários para as complexidades do contexto atual e de abrir novas fronteiras de investigação, em colaboração com instituições no Brasil e no exterior.

Essa integração favorece a atuação em áreas tradicionais da Engenharia de Produção e, ao mesmo tempo, acompanhar os novos desafios do mundo contemporâneo que demandam uma visão multidisciplinar. O Programa, totalmente presencial, possui apenas uma concentração, em Engenharia de Produção e algumas linhas de pesquisa. Conheça as linhas de pesquisa.

Nossa visão: ser um centro de excelência para o desenvolvimento e disseminação de conhecimento científico e tecnológico inerente à Engenharia de Produção, considerando os desafios nacionais e com inserção global.

Essa visão se concretiza em duas dimensões centrais, sempre orientadas pelo compromisso com a contribuição ao país: formação de pessoas e geração de conhecimento.

Na formação de pessoas, nosso objetivo é preparar pesquisadores, docentes e profissionais de mercado com sólida base científica e capacidade crítica, capazes de atuar em organizações acadêmicas e não acadêmicas e de transformar realidades sociais. Esse compromisso se fortalece pela presença marcante de alunos que conciliam carreira no mercado e pós-graduação, levando o conhecimento acadêmico diretamente para empresas e instituições.

Na pesquisa, buscamos desenvolver conhecimento científico e tecnológico em Engenharia de Produção em temas estratégicos como sustentabilidade, inovação e modelagem de dados. Muitas dessas pesquisas são conduzidas em parcerias possibilitando que resultados sejam mais rapidamente aplicados em problemas concretos, enquanto nossa inserção em redes internacionais de pesquisa garante acesso a discussões de alto nível e amplia o alcance global das soluções desenvolvidas.

Assim, tanto na formação de pessoas quanto na produção científica, o PPGEP mantém o mesmo foco: contribuir de maneira efetiva para enfrentar os desafios do Brasil e do mundo.

Para conhecer mais sobre a trajetória acadêmica no PPGEP e as orientações para alunos, consulte o Manual do Aluno.


Internacionalização

A internacionalização é um eixo estratégico do PPGEP, pois amplia o alcance da pesquisa, oferece oportunidades únicas de formação para nossos alunos e na contribuição do Programa para os grandes desafios da sociedade.
 

 

Somos parte de uma rede global de pesquisa e aprendizagem.

Para os alunos, a internacionalização significa a possibilidade de vivenciar experiências acadêmicas e profissionais em diferentes contextos. Isso pode se dar por meio de disciplinas oferecidas em inglês e em disciplinas de professores visitantes, estágios no exterior, intercâmbios em universidades parceiras, participação em congressos internacionais ou ainda pela participação em projetos de pesquisa com atores de diversos países. Essas iniciativas permitem contato direto com outras culturas acadêmicas e inserem nossos discentes em redes globais de pesquisa.

Para o corpo docente e para a pesquisa, a internacionalização se concretiza em diversas frentes: parcerias institucionais no Brasil e no exterior, publicações conjuntas com pesquisadores estrangeiros, participação em redes científicas internacionais, organização de eventos e seminários globais, além da presença de professores visitantes e pesquisadores internacionais com atividades no Programa.

Essas ações não apenas fortalecem a produção científica de alto nível, mas também criam oportunidades para que o conhecimento gerado no PPGEP alcance rapidamente a sociedade, tanto no Brasil quanto no cenário internacional.


Infraestrutura

O PPGEP conta com a infraestrutura da USP e está em um amplo projeto de modernização de seus espaços, para oferecer um ambiente cada vez mais integrado, colaborativo e moderno para pesquisa e ensino. Esse processo de modernização tem sido desenvolvido em parceria com empresas, refletindo a proximidade do Programa com o setor produtivo e antecipando as necessidades de um ambiente acadêmico integrado.

Nossos alunos e docentes têm acesso a recursos de ponta, espaços para armazenamento e compartilhamento de dados em nuvem e VPN (Virtual Private Network), que permitem o uso remoto da rede USP, incluindo sistemas computacionais, bibliotecas digitais e outros serviços acadêmicos.

As salas de aula e laboratórios são equipados com computadores e softwares atualizados para apoiar atividades didáticas e projetos de pesquisa. Além disso, o Programa dispõe de salas de projetos e laboratórios especializados, coordenados pelos professores e muitas vezes integrados a projetos conjuntos com
organizações, fortalecendo a interação entre ciência e o ambiente corporativo.

Outro diferencial é o amplo acesso à infraestrutura da própria USP. Isso inclui não apenas a rede completa de bibliotecas da Universidade — com acervo especializados e serviços de apoio à pesquisa —, mas também a possibilidade de cursar disciplinas oferecidas nos diversos institutos e faculdades que compõem a USP, ampliando a formação de nossos alunos em uma das maiores e mais qualificadas universidades da América Latina.

 

Um espaço moderno, acessível, conectado e sustentável.

O projeto de modernização também reflete o compromisso do PPGEP com o bem-estar, acessibilidade e sustentabilidade. Varandas, jardins e passagens arborizadas e acessíveis foram incorporados ao espaço, criando um ambiente mais saudável e agradável, que valoriza a experiência sensorial e o cotidiano acadêmico.


Avaliação CAPES

O PPGEP obteve nota 5 na última avaliação da CAPES (2017–2020), resultado que reafirma a qualidade acadêmica do Programa e sua relevância na formação de mestres e doutores em Engenharia de Produção.

O ciclo 2021–2024 está em fase de avaliação, e já atuamos para garantir novos avanços, em sintonia com a missão e a visão do Programa. Um ponto importante foi a renovação do corpo docente: diante da preocupação com aposentadorias, o Programa incorporou jovens professores com forte inserção internacional, experiência em publicações de alto impacto e atuação em temas estratégicos para o país e a sociedade.

Além disso, conquistamos novos projetos de pesquisa em parceria com organizações, reforçando a conexão entre universidade, setor produtivo e sociedade. Essas iniciativas mostram que estamos preparados para dar continuidade a uma trajetória de excelência, ampliando o impacto do PPGEP no Brasil e no cenário internacional.


Coordenação

Um representante de cada linha de pesquisa, além do representante discente, compõe a Comissão Coordenadora de Programa (CCP), vinculada à Comissão de Pós-Graduação da Escola Politécnica (CPG). Entre suas atribuições estão o credenciamento de disciplinas, a concessão de bolsas de estudo, a definição de orientadores do PPGEP e a coordenação do processo seletivo. O coordenador da CCP é eleito pelos próprios membros.

Acesse o calendário de reuniões da CCP para acompanhar as deliberações.

Prêmios

2025

Prêmio Tese Destaque USP – 14ª Edição – Menção Honrosa na Grande Área: Sustentabilidade Econômica e Economia Circular
Profa. Marly Monteiro de Carvalho e Paulo Sergio Scoleze Ferrer (Tese de Doutorado)
Título: Rumo a um framework para governança sustentável de projetos: uma abordagem multimétodos

 

28ª Prêmio Crea-SP de Formação Profissional – O Futuro da Engenharia
Prof. Fernando José Barbin Laurindo (Reconhecimento pela contribuição para o desenvolvimento da área tecnológica da Engenharia)

2024

ENEGEP 2024 – Menção Honrosa ABEPRO
Profa. Marly Monteiro de Carvalho e Josivan Leite Alves (Dissertação de Mestrado Acadêmico)
Prof. Eduardo Zancul e Mariana Soares de Oliveira (Tese Doutorado – Acadêmico ou Profissional)

6º Coquetel Bianual de Resultados do Amigos da Poli – Troféu Amigos da Poli 2024
Profa. Marly Monteiro de Carvalho – Destaque por atuação como conselheira, membra da ANE e por publicações científicas

Ranking Internacional de Impacto da Universidade de Stanford
Profa. Marly Monteiro de Carvalho – 10º lugar entre os cientistas da USP no ranking

 

38º ANPET – Prêmio ANPET de Produção Científica 2024
Prof. Hugo Tsugunobu Yoshida Yoshizaki, Alexandre Duarte e José Pedro Gomes da Cruz – Artigo premiado sobre consumo energético de veículos elétricos

Lecture Notes in Operational Research
Profa. Linda Lee Ho – 15ª pesquisadora mais produtiva na área de Pesquisa Operacional da América Latina

2023

Ranking Internacional de Impacto da Universidade de Stanford
Profa. Marly Monteiro de Carvalho – Entre os 2% mais influentes em sua área de atuação

 

Seleção para a 173ª Cadeira da ANE
Profa. Marly Monteiro de Carvalho – Academia Nacional de Engenharia (ANE)

2022

MIT Sloan Management Review Brasil – Innoscience
Prof. Mario Sergio Salerno, Profa. Ana Paula Paes Leme Barbosa, Dr. Vinicius Chagas Brasil e Prof. Paulo Tromboni de Souza Nascimento – 1º colocado: Coordination Approaches to Foster Open Innovation R&D Projects Performance

Prêmio “Runner Up” – R&D Management Conference
Prof. Mario Sergio Salerno e Profa. Ana Paula Paes Leme Barbosa – Artigo: Resourcing radical innovation: borrowing from the Mainstream to create the Newstream

Prêmio Itaipu ABEPRO de Melhor Dissertação de Mestrado Acadêmico – ENEGEP
Rafael Rossi Buzzetto, orientado pela Profa. Marly Monteiro de Carvalho – PPP: investigação em compras, gestão de risco e disputa entre setores público e privado

 

Finalista de prêmio do LIV SBPO 2022 – 54º SBPO
Leandro Alves da Silva, orientado por Linda Lee Ho e Roberto da Costa Quirino – Prêmio Roberto Diéguez Galvão

Ranking dos Melhores Pesquisadores – Portal Research.com
Profa. Marly Monteiro de Carvalho – Única pesquisadora brasileira no ranking mundial nas áreas de Gestão e Negócios

2021

Prêmio de Melhor Projeto Acadêmico – Revista MundoPM e PMI
Dr. João Walter Saunders P. do Vale, orientado pela Profa. Marly Monteiro de Carvalho – Artigo: Exploring the relationship among personal competence, resilience and response agility: the mediate effect of personal strength