Abertas as inscrições para o Prêmio CAPES de Tese 2024

Estão abertas as inscrições para a 19ª edição do Prêmio CAPES de Tese. Com critérios definidos no Edital nº 4/2024, a premiação reconhecerá os melhores trabalhos de doutorado defendidos no Brasil em 2023 em cada uma das 50 áreas de avaliação estabelecidas pela Agência e que fazem parte do Sistema Nacional de Pós-Graduação.

Para concorrer as teses precisam estar registradas na Plataforma Sucupira da CAPES.  A avaliação leva em conta originalidade, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social, metodologia utilizada, rigor da redação, organização do texto e qualidade e quantidade de publicações decorrentes da tese.

A inscrição do trabalho deverá ser feita pelo próprio programa de pós-graduação, responsável pela pré-seleção das teses. O prazo para a indicação vai até 06 de maio e é feito, exclusivamente, pelo site https://pct.capes.gov.br. A relação dos documentos necessários consta no edital. Para selecionar os premiados a CAPES formará comissões específicas em cada uma das 50 áreas de avaliação.

Dentre o conjunto de 50 teses premiadas, três receberão o Grande Prêmio CAPES de Tese relacionado a cada colégio de avaliação: Ciências da Vida, Humanidades e Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar. Também serão concedidos prêmios especiais para áreas pré-determinadas em parceria com a Fundação Carlos Chagas e com o Instituto Serrapilheira. O resultado do Prêmio tem divulgação prevista para setembro e os vencedores do Grande Prêmio serão conhecidos em dezembro, mesmo mês em que ocorrerá a solenidade de entrega das premiações.

Premiação
Os autores das teses selecionadas receberão bolsa de até um ano para estágio pós-doutoral em instituição nacional, certificado e medalha. Seu orientador ganhará um prêmio no valor de até R$3 mil, além de certificado, que também será oferecido aos coorientadores e ao programa de pós-graduação no qual o trabalho foi defendido.

O Grande Prêmio corresponde a uma bolsa para estágio pós-doutoral em instituição internacional, por até 12 meses, certificado e troféu. Cada orientador vai receber premiação de R$9 mil, para participar de congresso internacional e certificado de premiação, que também será entregue aos coorientadores e ao programa no qual a tese foi defendida.

Instituições parceiras oferecerão prêmios adicionais. A Fundação Carlos Chagas dá R$25 mil aos autores das teses vencedoras nas áreas de Educação e Ensino, além de quatro menções honrosas no valor de R$10 mil, duas em cada uma dessas áreas. O Instituto Serrapilheira concederá R$20 mil para cada um dos vencedores do Grande Prêmio nos colégios de Ciência da Vida e Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar. Além disso, a CAPES dará R$20 mil ao ganhador do Grande Prêmio no colégio de Humanidades.

Outras teses receberão menção honrosa. Os ganhadores terão direito a certificado de premiação, que também será entregue ao orientador, coorientador e o programa de pós-graduação do autor do trabalho.

Texto: CGCOM/CAPES