Histórico
Programa une o tradicional com inovação em Engenharia de Produção
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade de São Paulo – denominado pelo acrônimo PPGEP – EPUSP – possui uma história bastante rica, detalhada em relatórios anteriores, que teve início há quase 50 anos. Sendo um dos pioneiros no país, o PPGEP-EPUSP tem sido um dos principais responsáveis pela criação de competências em pesquisa e pós-graduação em Engenharia de Produção no Brasil.
Sendo um dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia de Produção mais antigos do país, é de se destacar a importância histórica do PPGEP ao longo das últimas cinco décadas, em termos de geração de recursos humanos com excelente formação acadêmica e da indução para crescimento dessa área no país. O Programa evoluiu bastante ao longo do tempo, principalmente nos últimos anos, quando direcionou esforços para a melhoria da qualidade de seu perfil acadêmico.
Multidisciplinaridade e visão plural
O PPGEP sempre orientou suas atividades dentro de uma visão plural, que considera diferentes áreas de conhecimento associadas à Engenharia de Produção. Isso possibilita que o Programa atue de maneira abrangente, criando uma interface ampla com outras áreas de conhecimento dentro da Engenharia e do conhecimento em geral (matemática, economia, sociologia etc.).
Com um corpo docente de formação diversificada, o Programa abriga engenheiros de diversas habilitações, médicos, economistas e pesquisadores com formação em ciências básicas (matemática, estatística), que se mantém ativos em diversas redes formais e informais de pesquisa no Brasil e no exterior. Isso facilita a integração de pesquisas do Programa com diversas áreas da engenharia e das ciências em geral, ampliando a diversificação de temas de pesquisa. Alguns docentes participam de projetos internacionais, vários atuam como revisores em periódicos internacionais classificados nos estratos superiores, bem como no corpo editorial de periódicos internacionais
Vários docentes do Programa atuam em projetos interdisciplinares ou que envolvem diferentes programas de pós-graduação no país e no exterior, pois alguns desses projetos envolvem universidades estrangeiras renomadas. A interação com outras instituições – no exterior e no país – gera sinergia e possibilita a atuação em novas áreas de conhecimento.
Exemplos bem-sucedidos de atividade científica realizada por pesquisadores do Programa incluem a atuação em áreas tradicionais como Confiabilidade, Programação da Produção (Scheduling), Organização do Trabalho (Teoria Organizacional), Gestão de Projetos e da Tecnologia da Informação, Ergonomia, mas igualmente acomodam novas abordagens como Organização e Gestão de Inovação Radical, Economia da Energia, Psicodinâmica do Trabalho, Ação Empreendedora, Gestão de Incertezas e Digitalização (Manufatura 4.0, Cidades Inteligentes e assemelhados).
Qualidade do corpo docente
O Programa conta com um corpo docente altamente qualificado, com inserção no debate acadêmico. Tal atuação se dá tanto no Brasil quanto no exterior, através da participação na direção de programas mundiais de pesquisa, no corpo editorial de revistas científicas internacionais, em eventos, bancas, projetos e publicações conjuntas com pesquisadores no exterior, além de intercâmbios que facilitam as atividades de alunos junto a centros de pesquisa no exterior.
CONFIRA O CORPO DOCENTE
Inserção social
Unimos docentes e discentes na transferência de conhecimento para os diversos setores sociais visando minimizar ou solucionar problemas socialmente relevantes.
Apresentação
O PPGEP apresenta uma única área de concentração, sendo estruturado em cinco áreas:
Economia da Produção e Engenharia Financeira (EPEF)
Gestão da Tecnologia da Informação (GTI)
Gestão de Operações e Logística (GOL)
Trabalho, Tecnologia e Organização (TTO)
Qualidade e Engenharia do Produto (QEP)
São mais de 600 pós-graduandos (mestres e doutores). Dos titulados, a maioria tem atuação destacada no meio acadêmico, em várias universidades públicas e privadas (nacionais e internacionais); os demais atuam como profissionais em empresas ou instituições não acadêmicas (órgãos do Estado, terceiro setor etc.)
Presencial
O PPGEP-EPUSP não oferece disciplinas não presenciais (a distância) de pós-graduação. Considera-se que as interações presenciais dos alunos entre si e destes com o(s) docente(s) sejam uma boa oportunidade de estabelecer contatos e realizar trocas de conhecimentos e experiências. Os únicos cursos à distância que são oferecidos para os estudantes são complementares, e dizem respeito à redação acadêmica em língua inglesa, a saber: Writing I (ferramentas básicas de redação acadêmica em inglês) e Writing II (ferramentas para redação acadêmica).
Perfil do aluno
Atividade parcial para atender profissionais do mercado
A expressiva procura pelo PPGEP por parte de profissionais interessados em realizar sua formação em mestrado e doutorado é uma métrica importante, indicativa da relevância do Programa. É importante destacar uma peculiaridade que reflete a interação do Programa com o setor produtivo. Boa parte dos alunos do PPEGP consiste de profissionais que atuam no mercado, e se dedicam à pós-graduação em tempo parcial.
A atratividade que o Programa possui junto a esse perfil de profissionais possivelmente resulta da boa reputação da USP no mercado de trabalho.
Interação entre alunos e empresas
A interação entre alunos e empresas gera benefícios à sociedade como um todo, via melhor capacitação das empresas e entidades. Dessa forma, é possível identificar uma boa penetração da atividade acadêmica do Programa em várias esferas da sociedade.
Manual do aluno
Encontre no Manual do Aluno informações complementares para seu egresso e plano acadêmico completo
- Evento com egressos
- Acompanhamento de egresso
- Plano Acadêmico
- Aluno especial e bolsistas
- Pós-graduação
- Etapas do Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto
- Regras, Regimentos e Normas
- Acessos e dicas operacionais
Internacionalização
Ao longo do ano de 2019, o PPGEP-EPSUP deu continuidade a iniciativas que visam fortalecer parcerias, sejam elas nacionais ou internacionais. No que se refere aos intercâmbios nacionais, vários docentes do Programa participaram de bancas de defesa de dissertações e teses em outros Programas, bancas de processos seletivos para docentes, proferindo palestras em eventos, apresentando projetos e trabalhos acadêmicos, coordenando ou participando de projetos envolvendo docentes de outros programas, na produção de artigos em periódicos com docentes de outras IES, entre outras atividades.
As ações de internacionalização são:
- Evento com egressos
- Intercâmbio nacional e internacional
- Parceria com instituições internacionais
- Publicações com pesquisadores internacionais
- Visitas de pesquisadores internacionais
- Organização de eventos e seminários internacionais
- Estágios no exterior
- Intercâmbio
- Projetos de pesquisa com financiamento multilareral estrangeiro ou em rede de instituições no exterior
- Disciplinas em inglês
- Participação em edição de conselhos e revistas internacionais
- Revisão de revistas internacionais
- Participação em bancas internacionais
- Participação de pesquisadores estrangeiros nas bancas do PPGEP
- Participação em redes de pesquisas e sociedade de pesquisas científicas internacionais
Infraestrutura
Estão disponíveis todos os serviços e equipamentos da USP, tais como supercomputação, computação em nuvem e VPN (Virtual Private Network), entre outros recursos. Via VPN pode-se entrar na rede da USP à distância, podendo-se acessar meios computacionais, biblioteca e outros.
Todas as salas de aula dispõem de recursos computacionais (computadores e softwares) para uso dos docentes. Os laboratórios de informática, ligados a atividades didáticas, consistem em três salas de aula.
Além disso, as salas de projetos e demais laboratórios também contam com recursos computacionais atualizados. Como Moodle, sistema e-disciplinas da USP (https://edisciplinas.usp.br/) para compartilhamento de arquivos, comunicação integrada entre outros.
- Biblioteca Central e bibliotecas setoriais com acervos especializados e serviços direcionados, em especial, aos docentes, pesquisadores, alunos e funcionários
- Acessibilidade e Tecnologias Assistidas para pessoas com deficiência (PCDs)
- Cursos e atividades com comunidades de territórios com alta vulnerabilidade social
- Desenvolvimento de produtos para grupos sociais especificos e tecnologias assistivas
Avaliação CAPES
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Poli-USP é reconhecido por sua excelência e tradição no Brasil. A nota 5 na avaliação da CAPES indica um alto nível de qualidade acadêmica e de pesquisa, posicionando o programa entre os melhores do país em sua área. A CAPES é a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, uma agência do governo brasileiro responsável pela avaliação e melhoria da pós-graduação no Brasil.
As estratégias adotadas para melhoria ao longo dos últimos anos têm apresentado resultados positivos. São elas:
Priorização de perfis de professores alinhados às práticas internacionais
- Aprimoramento dos critérios de credenciamento e recredenciamento de professores, priorizando a permanência de pesquisadores com perfil de pesquisa mais alinhado a práticas internacionais;
Estímulo a pesquisas e publicações de qualidade e visibilidade
- Melhoria da produção intelectual, através de estímulo à publicação em periódicos de boa qualidade que conduzam a uma maior visibilidade;
- Estímulo a projetos de pesquisa de maior porte (apoio administrativo, difusão de editais).
Coordenação
Um representante de cada área mais o representante discente compõem a Comissão Coordenadora do Programa (CCP) que está vinculada à Comissão de Pós Graduação da Escola Politécnica. A CCP, entre as várias funções, delibera sobre o credenciamento de disciplinas, a concessão de bolsas de estudo e orientadores do PPGEP, além de coordena o processo seletivo bem. O Coordenador da CCP é eleito pelos membros da CCP. Acesse o calendário de reuniões da CCP.
Fernando Tobal Berssaneti
Débora Pretti Ronconi
Fernando José Barbin Laurindo
Mario Sergio Salerno
Celma de Oliveira Ribeiro
Lídia Nogueira da Silva
Prêmios
Highly Cited and Hot Article in Field in Web of Science Core Collection, InCites Essential Science Indicators
Clarivate Analytics
• Profª Marly Monteiro de Carvalho recebeu a distinção pelos artigos:
– Business models and supply chains for the circular economy (Set/Out 2019)
– The circular economy umbrella: Trends and gaps on integrating pathways (May/Jun 2018 – Sep/Oct 2019)
– Key factors of sustainability in project management context: A survey exploring the project managers’ perspective
(May/Jun 2018 – Sep/Oct 2019)
100kLATAM
Concurso latino-americano / caribenho de v – pitch, promovido pelo Instituto Tecnológico de Buenos Aires (ITBA) com MIT Sloan Latin America Office, oferecendo US$100.000,00 em prêmios.
• Prof. Mario Sergio Salerno – jurado, 2019
Prêmio Odebrecht para o Desenvolvimento Sustentável
• InovaLab@POLI, 2014
• InovaLab@POLI e Prof Eduardo Zancul, 2017
Prêmio Projeto de maior impacto apoiado pelo Amigos da POLI
• InovaLab@POLI – 1º lugar, 2015
• InovaLab@POLI e Prof Eduardo Zancul – 2º lugar, 2016
• InovaLab@POLI e Prof Eduardo Zancul – 2º lugar, 2017
XII CBGDP
Congresso Brasileiro de Inovação e Gestão de Desenvolvimento de Produto do IGDP-UnB – Instituto de Gestão do Desenvolvimento de Produto – Universidade de Brasília
• Prof Mario Sergio Salerno (em coautoria), 2019
Melhor Artigo na Área Temática 4: Tópicos emergentes (Startups, PSS, economia circular, IoT, indústria 4.0, Lean)
XLIII EnANPAD
Encontro da ANPAD – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
• Prof Mario Sergio Salerno (em coautoria), 2019
Melhor texto apresentado à divisão ITE
Prêmio de Inventor Conde Armando Alvares Penteado
Poli-USP
• Prof Eduardo Zancul e Prof André Fleury (em conjunto com outros professores e alunos), 2019
Categoria: Invenção mais útil com patente depositada
CIRP Design Conference
CIRP – The International Academy for Production Engineering
• Prof Eduardo Zancul, 2018
Nominated paper