Site da USP
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Universidade de São Paulo

Apresentação

Pós-Graduação

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EP-USP) é um dos pioneiros em sua área no Brasil. O mestrado foi criado em 1968 e o doutorado em 1972. Constituiu-se como um dos principais responsáveis pela criação de competências em pesquisa e pós-graduação em Engenharia de Produção no Brasil.

Até 2020, titularam-se mais de 750 pós-graduandos (mestres e doutores). Dos titulados, a maioria tem atuação destacada no meio acadêmico, em várias universidades públicas e privadas (nacionais e internacionais) e em empresas ou instituições não acadêmicas (órgãos do Estado, terceiro setor etc.).

O Programa conta com um corpo docente altamente qualificado, com forte inserção no debate acadêmico. Tal atuação se dá tanto no Brasil quanto no exterior, através de publicações qualificadas, participação na direção de programas mundiais de pesquisa, no corpo editorial de revistas científicas internacionais, em eventos, projetos e publicações conjuntas com pesquisadores no exterior, além de intercâmbios que facilitam as atividades de alunos junto a centros de pesquisa no exterior.

Possui ótima estrutura para o desenvolvimento de pesquisas (toda a estrutura da USP, da Escola Politécnica e do Departamento), acesso à biblioteca virtual com dezenas de milhares de revistas científicas, base computacional invejável, apoio à publicação e a intercâmbio em centros selecionados no exterior (período “sanduíche”) e ambiente excepcional.  

Neste portal (http://ppgep.poli.usp.br), você vai encontrar informações sobre o corpo de professores, linhas e projetos de pesquisa, laboratórios, processo seletivo, publicações e outros.